Coordenador : Samuel Alex Coelho Campos
Ano: 2023
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2023
Protocolo: 391282.2206.288976.28102023
Departamento/Setor: GCE
Área Temática : Educação
Tipo: Eventos
Publico Alvo : O público alvo do evento são discentes, docentes e técnicos da UFF e das demais instituições de ensino de Campos dos Goytacazes além da comunidade de Campos dos Goytacazes.
Local de atuação: Campos dos Goytacazes
Objetivo
Integrar e apropriar a comunidade interna e externa no debate da inovação e economia; Reforçar a necessidade da profissão e do papel do economista na sociedade e quais caminhos podem ser trilhados para a construção de um Brasil mais igualitário; Desenvolver a autonomia dos discentes por meio da participação ativa destes no evento, seja na organização, apresentando trabalhos ou ministrando minicursos; Complementar a formação discente com temas relevantes e associados à economia, mas não tratados em sala de aula; Integrar o ensino, pesquisa e extensão por meio da apresentação de trabalhos desenvolvidos no curso pelos discentes à comunidade
Resumo
A Semana de Economia é um evento científico-cultural do Curso de Ciências Econômicas de Campos da Universidade Federal Fluminense organizado por alunos com apoio dos docentes. O evento conta com palestrantes da UFF, de outras instituições e de setores diferenciados da economia.  Esse evento que vem sendo realizado nos últimos anos contribui para a consolidação do Curso de Ciências Econômicas criado em 2009 na expansão da UFF em Campos dos Goytacazes. Pensar sobre economia não é algo restrito aos economistas ou acadêmicos, mas à toda à sociedade que a vivência no cotidiana. Neste sentido, a Semana de Economia oferece um espaço de diálogo para mostrar que os termos e conceitos complexos das ciências econômicas podem ser expressos de forma simples compreendido por grande número de pessoas, sem necessariamente ser cientista econômico. A XI Semana de Economia será́ realizada entre os dias 27 e 29 de setembro de 2023 no Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional – ESR da Universidade Federal Fluminense. Essa edição do evento terá o tema Reflexões sobre a economia política das relações internacionais contemporâneas, tratando de temas sobre a conjuntura política e econômica internacional, implicações políticas e econômicas do conflito Rússia e Ucrânia e o papel do Brasil e dos Brics na política econômica internacional. Com três dias de palestras, teremos convidados especialistas em Economia e temas atuais, visto o momento a qual estamos vivendo. A semana contará com apresentação de trabalhos dos alunos de Economia.